<font color=0093dd>Pôr de lado preconceitos</font>
«Ponham de lado preconceitos, votem CDU.» Foi este o desafio lançado pelo primeiro candidato pelo círculo da Europa, Luciano Caetano da Rosa, na apresentação dos candidatos, que decorreu em Bruxelas, no passado dia 9, e à qual compareceram mais de duas centenas de pessoas. Na sua intervenção, o candidato apelou à reflexão dos eleitores, chamando a atenção para o facto de, até à data, apenas PS e PSD terem elegido candidatos pela emigração. Mas, realçou, quem tem defendido os emigrantes são os deputados da CDU, como se viu na luta travada recentemente pelos ex-emigrantes na Suíça. E o governo foi vencido, destacou.
Salientando a importância e necessidade de pôr fim ao «ciclo infernal de alternância» entre o PSD e o PS, Luciano Caetano da Rosa terminou desafiando os eleitores emigrantes a que «ponham de lado antigos preconceitos, ousem votar na CDU».
A iniciativa, que decorreu na sede da Associação dos Portugueses Emigrados na Bélgica, iniciou-se com um almoço e contou com um momento cultural, no qual participaram grupos folclóricos compostos por emigrantes.
O Avante! prossegue o trabalho iniciado na passada semana de reconstituição de situações e factos que, mesmo em fragmentos parcelares, ajudam a ilustrar e a compreender o que de mais negativo tem caracterizado a política de direita.
São testemunhos, soltos, sem preocupações de sequência cronológica ou qualquer outra hierarquização, reportados a um universo temporal limitado, correspondendo, grosso modo, aos governos PS e PSD formados nas três últimas legislaturas.
Foram anteontem apresentadas todas as candidaturas da CDU às eleições legislativas de 20 de Fevereiro. No acto público, que decorreu em Lisboa – e que contou com as intervenções do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de Heloísa Apolónia, do PEV, e de João Corregedor da Fonseca, da ID –, destacou-se a profunda ligação dos candidatos às aspirações e à luta dos trabalhadores e de amplos sectores da população contra a política de direita, que sofrerá uma derrota com o reforço da CDU.
O secretário-geral do PCP aproveitou a iniciativa de terça-feira para criticar os que defendem alterações profundas no sistema político e nas leis eleitorais. O problema, afirma, é prometer e não cumprir.
A CDU apresentou, no passado dia 7, a sua lista por Santarém. Para além da cabeça de lista, a deputada Luísa Mesquita, e do mandatário, Sérgio Ribeiro, esteve presente Bernardino Soares, da Comissão Política do PCP.
As listas da CDU estão a ser apresentadas por todo o País. Em Setúbal, a apresentação foi efectuada num grande e intenso comício na Baixa da Banheira.
Como levar as mulheres a votar em quem as defende – o PCP e a CDU – foi o tema central do encontro do passado dia 6, em Lisboa, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
Na apresentação pública da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, na passada segunda-feira, dia 10, o cabeça de lista Honório Novo lembrou que nas últimas eleições a coligação ficou a 2 mil votos de eleger o segundo deputado. O que falta para que Jorge Machado – o segundo da lista – se junte ao Grupo Parlamentar...
O secretário-geral do PCP participou, no último fim-de-semana, em diversas iniciativas de apresentação de candidatos da CDU às eleições de 20 de Fevereiro. Para além de Setúbal (ver página 7), Jerónimo de Sousa participou em iniciativas na Madeira, Castelo Branco, Guarda e Viseu.Na Madeira, o secretário-geral comunista...
Com a sala do Instituto Português da Juventude de Faro completamente cheia, foi apresentada, no passado dia 10, a lista CDU às eleições legislativas de Fevereiro. Para além dos candidatos, estiveram presentes a mandatária regional, Margarida Tengarrinha, Rui Fernandes, da Comissão Política do Partido.O cabeça de lista,...